Café, refrigerante, bebidas alcoólicas e cigarro podem escurecer os dentes
Ter o sorriso bonito, com os dentes brancos e alinhados, é vontade de praticamente todo mundo. Por isso, é importante tomar cuidados com maus hábitos de saúde e também com a alimentação.
Pessoas que fumam, não escovam os dentes corretamente e fazem uso freqüente de bebidas álcoolicas ou bebidas como café, refrigerante e suco de uva podem ter os dentes escurecidos em longo prazo.
Para tratar esse problema, existem diversas técnicas de clareamento.
Nesses casos, o ideal é que o paciente pare de fumar, faça uma limpeza e só depois inicie o tratamento.
Por ser um tratamento estético, não é oferecido pela rede pública.
O clareamento é um procedimento seguro e não deixa os dentes enfraquecidos. O que pode acontecer é uma leve uma sensibilidade, perfeitamente controlável pelo profissional que utiliza um protocolo clínico adequado.
Algumas pessoas utilizam pastas de dentes e enxaguantes bucais vendidos em farmácia com substâncias para clarear os dentes, mas é importante saber que esses produtos não são tão eficientes quanto os procedimentos feitos no consultório porque têm menor concentração. Além do que, essas substâncias são abrasivas e/ou ácidas que podem causar danos à estrutura dentária. Portanto, o clareamento dental deve ser realizado e supervisionado pelo cirurgião-dentista.
Quanto mais jovem for a pessoa, mais rápido se chega ao resultado desejado.
Já o laser potencializa o efeito do gel clareador e, em apenas uma semana, o paciente já sente a diferença na cor dos dentes. No entanto, se mal aplicado, o laser pode queimar a gengiva e aumentar a sensibilidade.